A Santa Casa da Misericórdia de Amares foi uma das instituições premiadas a nível nacional no Concurso Gulbenkian Cuida, promovido no âmbito do Fundo de Emergência Covid-19 da Fundação Calouste Gulbenkian em cooperação com o Instituto da Segurança Social destinado a reforçar a capacidade de resposta das instituições da sociedade civil no apoio a idosos, um dos grupos de maior risco desta pandemia.
Este projeto da Santa Casa da Misericórdia de Amares tem como objetivos proporcionar um serviço de apoio domiciliário mais diversificado e completo e que responda assim à satisfação das necessidades básicas, pessoais, afetivas e sociais dos idosos em situação de isolamento do concelho de Amares. Através de um trabalho articulado e multidisciplinar, procuraremos desenvolver um apoio domiciliário que assegure as necessidades alimentares, de higiene pessoal e habitacional, acesso a medicamentos, promoção da literacia sobre a doença, acesso a cuidados de saúde e alternativas seguras, que facilitem o contacto e a manutenção de laços familiares e comunitários.
Este projeto foi desenhado com o intuito de contribuir para aquisição ou fortalecimento das competências de pessoas e famílias idosas em situação de isolamento, promovendo o seu sentimento de autonomia, o seu reequilíbrio emocional e familiar, fortalecendo as redes de suporte familiar e social, apesar da situação de distanciamento social que vivem em consequência da pandemia do covid-19.
Este projeto iniciará já em meados de maio, dado o carácter de emergência do mesmo, e decorrerá até dezembro de 2020. APROXIMAR AMARES pretende contribuir para a diminuição dos impactos negativos desta pandemia na vida de todos idosos em situação de isolamento social do concelho de Amares.

 

 

Tags:SCMAMARES


Relacionado