Gripe ou Constipação - Quais as diferenças?

GRIPE OU CONSTIPAÇÕES: QUAIS AS DIFERENÇAS?
 
GRIPE

No que diz respeito à gripe, é uma doença causada pelo vírus Influenza, que afeta as vias respiratórias e transmite-se pela inalação de gotículas que foram expelidas pela tosse ou espirros de pessoas infetadas, bem como o contacto direto quer com essas gotículas, quer com outros materiais que foram contaminados com secreções. Por tudo isto, as medidas de proteção individuais (como o uso da máscara facial) evitam a sua propagação.
 
As principais manifestações da gripe são:
* Dores musculares
* Fraqueza e mal-estar
* Tosse 
* Febre, que pode atingir valores altos. 
 
A melhor forma de prevenção desta doença é a vacinação, reduzindo não apenas a sua transmissão, mas também as consequências mais graves de quem é infetado.
 O tratamento da gripe consiste em repouso, hidratação e paracetamol para o controlo da febre. Em caso de não conseguir controlar a febre, se sentir dificuldade respiratória ou os sintomas se arrastarem por mais de 3 dias, não deixe de procurar avaliação médica.
 
 
CONSTIPAÇÃO

A constipação, por sua vez, é causada por diversos vírus, mais comumente um rinovírus, que afeta sobretudo as vias respiratórias superiores. A sua transmissão ocorre sobretudo pelo contacto com secreções de pessoas doentes, que depois involuntariamente são transportadas pelas mãos até à boca, nariz ou olhos, pelo que a lavagem frequente das mãos e a proteção individual quando se tosse ou espirra são fundamentais para evitar o contágio, sobretudo nos primeiros dias do início dos sintomas.
 
Os sintomas da constipação:
 * Dor de garganta
* Congestão nasal ou corrimento
* Tosse leve e espirros. 
O mal-estar é ligeiro e a febre não é comum. 
 
As complicações assentam sobretudo no bloqueio da drenagem das secreções da garganta e nariz, podendo originar infeções bacterianas como a amigdalite (garganta) ou otite (ouvido).
 
O tratamento da constipação visa sobretudo melhorar os sintomas através de descongestionantes nasais, anti-histamínico e paracetamol. 
Em caso de ausência de melhoria após 3 dias, febre ou suspeita de complicações associadas, não deve deixar de procurar avaliação médica.

Diana Rodrigues

Equipa de Enfermagem

PARCERIAS E PROTOCOLOS

SUBSCRIÇÃO DE NEWSLETTER

Para subscrever a nossa newsletter e receber as nossas publicações insira o seu email de contacto.